segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Mimi Maratona UNICEF - Vilamoura

Mais uma prova!  Esta muito especial pois realizou-se na nossa região e numa distância pouco comum por cá!



Corrida por uma boa causa, facilidades na compra dos dorsais, oferta de 2 tshirts técnicas, medalha de participação, e mais alguns "recuerdos". Organização muito boa, mas certamente houve gente que se pudesse batia em todos nós, especialmente os condutores que esperaram e desesperaram com as estradas curtadas das 19:30 até quase à  meia noite. 

Chegamos cedo a Vilamoura, antes das 19:30, para não apanhar-mos as estradas curtadas e pudermos estacionar o carro perto da partida. Como ainda tinhamos tempo fomos fazer o percurso da prova de carro para ficarmos com uma ideia do que nos esperava. Em boa hora o fizemos, pois pudemos gerir muito melhor o esforço em função do terreno. Porquê? Porque entre o km 3 e 4 havia um subida de morrer e nos kms 6/7 o piso era muito mau. 

Antes da partida foi só convívio em boa companhia...

Eu e Ela :))


Agora os nossos relatos, a mesma corrida mas visões e ambições diferentes com resultados muito positivos. 

Ele
 A verdade é que não tinha qualquer objectivo para esta prova, a não ser o de participar. Já alinhado na linha de partida é que definimos os ritmos de cada um, programando o virtual partner, ela iria fazer a 4:50  e eu a 4:40min/km. Decidi fazer a primeira parte da corrida mais devagar que a segunda. Só iria aumentar o ritmo depois da maldita subida. 
Soa a partida  e  os dois primeiros quilómetros foram normais, com ligeira inclinação mas nada demais. Chegado ao km 3 começamos a avistar a subida e começou a ouvir-se um burburinho a aumentar de tom. Ao longe via atletas a diminuir bastante o ritmo e a mostrarem-se cansados, foi então que comecei a conseguir ultrapassar alguém... Passada a subida sentia-me bastante bem e não consegui conter o ritmo definido, deixei-me levar pela vontade. O resto do percurso era mais a descer e o pior já tinha passado por isso foi só ir a "cavalo das pernas". No entanto na parte em que o piso era muito mau tive de subir para o passeio para não cair. 
O que mais gostei foi o apoio do público, muito bom mesmo, em nenhuma prova até agora tinha tido tanto apoio o que foi bastante motivador, ouve atletas à minha frente que aceitaram águas e até umas minis do público. Eu limitei-me a dar "mais cinco" a um grupo de crianças que gritava e nos apoiava efusivamente. Perto do km 8 o meu dorsal começou a desintegra-se devido à garrafa de água que tinha despejado na cabeça e fiz os kms finais com o braço ao peito. No km final o dorsal caiu e fui obrigado a levá-lo na mão e o pensamento na desqualificação por não levar o dorsal devidamente colocado ( o que não aconteceu :) ).
O Garmin diz que fiz 9,35km em 40:39min, rimo 4:21min/Km. Na página da Organização dizem que fiquei em 58º de 461 da geral e 28º de 132 do escalão.


Ela
O meu parecer relativo à prova não difere em muito do que já foi descrito por ele :)
A iniciar pela compra dos bilhetes, que decidimos fazer pela ticketline, tudo correu de maneira simples e facilitada. Contudo, ao levantar os dorsais apercebe-mo-nos que era possível realizar a inscrição no próprio dia da prova até às 17horas. Informação que não nos tinha sido cedida (nem pela página oficial nem pela dos patrocinadores e nem mesmo pelas redes socias). Esta falha, a meu ver poderia ter possibilitado a participação de mais pessoas que se decidem inscrever à "última hora".

Quanto à deslocação para o local da partida chegamos bem cedo o que nos facilitou o estacionamento e o devido reconhecimento do percurso da prova (reconhecimento este que nunca tinhamos feito até hoje em qualquer outra prova e que nos possibilitou o ajuste da passada de acordo com o terreno).

Antes do inicio da caminhada (com a distância de 2,5km e partida marcada para as 20horas) houve muito convívio, muita animação e muitos cumprimentos a todos os amigos e conhecidos (afinal estávamos na "nossa praia" que é como quem diz: a correr em "casa").

Perto das 21horas desloca-mo-nos para o mais próximo que conseguimos do local da partida, definimos os ritmos e liguei o meu companheiro leal de prova e treinos: o mp3.

Os primeiros quilómetros passaram-se sem grandes euforias mas o despique com outras duas atletas intensificou-se à chegada ao quilometro 3 onde nos deparamos com a derradeira subida de todo o percurso.

Consegui manter o ritmo abaixo do planeado (4:50min/km) em muito, devido ao apoio de todos os que assistiram e apoiaram de forma entusiasta e eufórica todos os participantes ao longo do percurso.

No final o garmin registava a realização de 9,32km em 00:41:49 min. Ritmo de 4:29min/km.
Devido ao entusiasmo e ao empenho do público sabia que tinha ficado bem classificada dentro do género e por isso decidimos ficar a aguardar a entrega dos prémios. No final fui surpreendida com o 4 lugar no escalão de sénior feminino (78º na classificação geral) com o direito a um pequeno troféu (existiam prémios até ao quinto classificado de cada escalão).



Concluindo foi um convívio e "pêras". A repetir para o ano com toda a certeza! Que venham mais provas como esta para o Algarve (para animarem os atletas algarvios e nos pouparem um pouco a carteira em deslocações e alojamento à capital e no Porto para a realização de provas)!
Os meus parabéns à organização pela prova e pela escolha do local.


Até já e bons treinos!

2 comentários: