quarta-feira, 19 de junho de 2013

Cuidado com a bicharada

Hoje venho falar de uma situação pala qual a maioria de nós corredores já passou. Algumas dessas situações são mais complicadas que outras, com mais ou menos consequências.

Vamos falar de ataques/encontros imediatos/agressões/perseguições/investidas/ etc... causadas por todo o tipo de bicho que se lembre de se meter connosco de cada fez que vamos dar uma corridinha.

E ao contrario do que se possa pensar não são só os amigos de quatro patas que nos atacam. Felizmente nunca sofri um ataque com consequências graves, a não ser as do sprint que tenho de fazer de cada fez que sou perseguido...

Então vamos lá à acusação exposição dos bichinhos:

Melgas e mosquitos - com a chegada do tempo quente é ver estes amigos a melgar-nos o caminho todo, para quem não faz grandes reações alergicas às picadas não é grande o problema, é só mais o incomodo da comichão. A mim o que me acontece muitas vezes é que quando vou correr pra zonas onde abundam estes amigos chego a casa com a cara mais parecida com o para-choques de um carro no final de uma viagem longa. Também acontece ir na conversa e engolir um ou outro, mas sempre ouvi dizer que são ricos em proteínas. E tenho uma t-shirt de um amarelo tão florescente que quando saio pra correr ao final da tarde já com pouca luz, os mosquitos vêm todos  poisar na t-shirt.
Soluções?? simples usar um repelente, no mercado existem várias marcas para todos os gostos.

Gatos - Ora, os fofinhos dos gatos...nunca fui atacado por nenhum, nem sei se alguma fez alguém foi enquanto corria, pelo menos, pelos bichanos que por cá há, o único leão que por cá temos só tem miado, e pouco... (peço desculpa pela piada de mau gosto aos mais susceptíveis...) Falo é daqueles gatinhos pretos que se atravessam à nossa frente.O que acontece é que quando vou muito bem a correr e de repente salta por detrás de um carro ou arbusto um gato preto e se atravessa literalmente no nosso caminho. Consequências??? GRAVÍSSIMAS, ou não. Reza a lenda que os gatos são bruxas transformadas em animais, e que quando nos cruzamos com um temos azar!
Por isso, se poderem meus amigos, não se deixem atravessar por nenhum, é que dá mesmo azar... ;-)


Animais rastejantes e afins - Quando opto por fazer um treino fora da estrada e vou por uns trilhos acontece muitas vezes, ou vezes demais para o meu gosto, apanhar os chamados cagaços de morte, é que eu detesto repteis, e quando vou fazer um trilho as lagartixas saem debaixo dos arbustos e atravessam a correr por entre os pés e é ver-me aos saltos, todo encolhido no ar ou dar um sprint pra fugir destes inofensivos bichos.


Cães - quem é que nunca fugiu de um??? as histórias repetem-se um pouco por todo o lado.
Infelizmente o problema não é só o mau feitio destes amigos que incomoda, é também a falta de civismo dos seus donos quando não apanham do chão os seus presentes... No entanto o ataque de um cão pode sempre espevitar uma simples corridinha, como se vê no video, ou não!



Os verdadeiros animais - E os verdadeiros animais que podem estragar uma corrida e causar danos muito sérios e irreversíveis são...NÓS MESMOS, infelizmente somos nós que temos as atitudes mais animalescas perante quem corre. Lembro-me de estar a assistir em directo na RTP ao que aconteceu a Vanderlei de Lima na Maratona dos jogos olímpicos de Atenas e já na altura ter ficado impressionado com tal atitude.


Até já e boas corridas!


4 comentários:

  1. O animal mais comum que costumo encontrar é o cão. Se estiver com trela tudo bem, se estiver solto abrando imediatamente. Paro de correr e começo a caminhar. Nem sequer arrisco.

    Mas agora lembrei-me dum episódio engraçado que me aconteceu quando corria no Alentejo em caminhos de cabras e chaparros: andava sozinha a correr, porque o meu marido fazia um percurso diferente, quando me aparece pela frente um garoto de bicicleta. Eu já o tinha visto ao longe mas ele não me tinha visto a mim. Assim que fez a curva e dá de caras comigo... Coitado, foi tal o susto que se espalhou no meio chão...

    Nesse dia o bicho fui eu! :)))

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOOOLLLL, uns dias corredor, outros bicho!
      Boas corridas, até já!

      Eliminar
  2. Ora boas, post interessante este. Eu já fui "atacado" por um gato....não sei o que deu ao bichano, mas enriçou-se todo e começou a caminhar (em cima das unhas e de lado tipo banda desenhada) na minha direcção....quando chegou mais perto e viu que eu sou um "bocadinho" mais alto do que ele, largou uma corrrida (acho que estava a fazer series:D) que nunca mais o vi. Mas achei piada.....
    Com cães é preciso muito cuidado...eu normalmente paro para analisar a situação...é que um colega meu foi atacado por dois cães vadios (e passou centenas de vezes por eles antes, pois era um percurso habitual dele e eles normalmente eram calmos)...resultado....ferradela no gémeo, mãos (uma delas perfurada) e braço.....infecções e paragem de umas valentes semanas, além do susto.
    Boas Corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, com os cães o melhor mesmo é parar se já estamos muito perto, o que faço quando sei que vou passar perto de animais mais agressivos é prevenir e levo sempre qualquer coisa na mão, pedra ou pau pra me poder defender. Uma dentada de um animal é sempre um problema sério principalmente se for vadio, sem vacinas.
      Até já e boas corridas!

      Eliminar