segunda-feira, 3 de junho de 2013

2ª Corrida ACS - São Brás de Alportel

Como prometido aqui vamos falar da primeira prova algarvia em que corremos :)


Sábado, dia 1 de junho de 2013, rumamos a São Brás de Alportel para a 2ª corrida ACS. Uma prova constituída por um total de 9km, 4 voltas de aproximadamente de 2,25km entre a avenida São Brás (com partida em frente à Escola Secundária de São Brás) e a avenida da Liberdade (principal avenida da vila).

Ora, digamos que o entusiasmo de correr em casa, tendo sempre alguns apoiantes e participantes conhecidos nos dá um incentivo extra (e que extra!  :) ). A corrida iniciou-se as 18:30. 1min antes da partida (depois de todas as idas à casa-de-banho da praxe, que fazem parte do ritual da maioria dos corredores antes das provas) encontrávamo-nos junto à meta quando o juíz de prova me diz: TEM DE TIRAR OS PHONES, SÃO PROIBIDOS! A minha cabeça só pensava: como vou eu conseguir fazer a prova sem música?? Impossível.. mas, mas... essa regra não constava no regulamento!! Enfim, seguimos em frente. Tiro de partida e aqui vou eu...

1º km feito praticamente a descer, sem grandes percalços (entre algumas poses para fotografias - não é suposto ser dito). Primeiro apito do Garmin e penso: nem vou olhar, é melhor não olhar, não olhes (e consegui resistir). Passados uns 150 metros dou pela primeira atleta feminina a passar por mim e penso: eu devo ir mesmo muito acima do meu ritmo, o melhor será mesmo manter-me por aqui...
Ao chegar ao fim da avenida Ele passa no sentido oposto e diz: vamos, estás a ir bem. Muitos aplausos na subida, o que nos dá sempre um alento e uma força extra. Vejo a terceira atleta feminina a descer enquanto já me encontro a subir e mais um pensamento: mas esta não é a veterana do alturense com que me cruzei em altura o ano passado? Ela corre muito.. o melhor é não me encostar à bananeira...

Os ritmos foram-se mantendo e dou por mim entre os 4:20, 4:30 por km (depois do primeiro a 3:58, algo na minha cabeça me dizia que com um início destes não ia ter bom fim!).. Passagem no primeiro abastecimento de água, alguns golinhos para matar a sede (e que sede, um calor que me fez ir o caminho inteiro com a sensação de boca seca! Viva à Serra!). Novamente a descida, com entrada na rotunda para a avenida da Liberdade e vejo o Luís, mais conhecido por Ma Ke Jeto, Mosso on Sport, a fotografar, chamo por ele mas certamente a minha cara não lhe era conhecida (a Internet é mesmo um mundo para cruzarmos conhecimentos sem sermos vistos). Mais uma descida e tinha a sensação que continuava em segundo.

Ao fim da terceira volta, de me cruzar entre as voltas com Ele e de ouvir muitas palavras de incentivo,  o desespero já era mais que muito, as pernas já doíam, a dor no glúteo já incomodava (isto para não falar na enorme "dor de burro" pelos excessos cometidos acima de velocidades toleráveis depois de uma semana de repouso) mas o pensamento era só um: já vais na última e tens de te aguentar!!

Última subida para a meta, mais aplausos na chegada  à escola e a corrida estava terminada: 40 minutos e 25 segundos! E um 2º lugar na categoria de sénior feminino.


Resumindo foi uma prova espectacular por toda a experiência que nos proporcionou. Conhecemos novas pessoas que partilham os mesmos gostos que nós, o que nos da sempre uma motivação extra.

Termino com um agradecimento especial à Associação Cultural Sambrasense pela organização da prova. Tornaram-se num exemplo de organização. São provas como estas que gostaríamos de ver pelo Algarve ao longo de todo o ano (e não somente por Lisboa e Porto).


Despeço-me com um até já ;)


Bons treinos.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente resultado! É verdade, seria bom mais provas de atletismo no Algarve. A Maratona do Algarve vai realizar-se este ano?

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada ;)

    Estas provas é que nos dão incentivo e nos ajudam a fomentar o desporto na região. Era perfeito se o nosso calendário regional fosse dotada de provas como esta.
    Quanto à maratona eu penso que já o ano passado não se realizou. O que temos disponível no calendário é a meia maratona da AAAlgarve em outubro.

    cumprimentos, bons treinos e um até já.

    ResponderEliminar