sábado, 29 de junho de 2013

Ajuda SOS...

Depois de vários meses a correr com ligeiras taquicardias ou em completa "fibrilhação" decidi deixar de usar a banda de monitor cardíaco da Garmin.


À mais de ano e meio que uso o Foreunner 310XT com a respectiva banda macia e monitor de ritmo cardíaco. Não é que dê especial atenção à frequência cardíaca,  nem tão pouco me preocupo com as frequências  durante o treino, mas já que vinha com o relógio sempre o usei e gostava de ver os gráficos e manter o registo fidedigno dos batimentos durante treinos e provas.
Eis se não quando começo a ter frequências anormalmente altas para o esforço que despendia. De início a coisa parecia dar-se por estar mal adaptada, demasiado larga ou demasiado apertada, pouco húmida nos pólos receptores,etc,etc...Puro engano, acho que eram tudo sintomas e indícios de um fim próximo...


A tentar fazer séries...


Num treino mais longo...


E num treino de recuperação, em que logo no início já tinha frequências anormalmente altas...


Ultimamente eram sistemáticas e bem visíveis as alterações nos ritmos cardíacos...tentei de tudo um pouco para tentar resolver mas sem sucesso.
Mais grave é que não foi só a minha que começou a dar problemas, Ela também tem a banda cardíaca a dar erro :(
Por isso não sei se somos nós que lhe damos mau uso ou não, mas o que é certo é que sempre tivemos muito cuidado com todo o equipamento pois é bastante caro.
Depois de cada utilização tínhamos o cuidado de lavar a banda e secar bem, o receptor ficava sempre desligado e nunca foi molhado a não ser com o suor normal para qualquer corrida.

De acordo com o Manual de utilizador, há alguns cuidados que se deve ter:

1 - Se os dados relativos ao ritmo cardíaco forem imprecisos ou não aparecerem, poderá ter de apertar a correia ao peito ou aquecer durante 5-10 minutos. (já tentamos e sem efeito, continua a não dar frequência correta);
2 - Para maximizar a vida útil da pilha, remova o modulo de ritmo cardíaco da correia quando não o estiver a utilizar (nem sempre o fizemos, mas já trocamos a pilha e passamos a fazê-lo sempre);
3 - Passe a correia por água após cada utilização. Lave a correia à mão com água fria com um detergente suave, depois de cada 5 utilizações. Não coloque a correia na máquina de lavar, nem na máquina de secar (sempre lavamos a correia sem o módulo e deixamos secar ao ar).

E as dicas para utilizar o monitor cardíaco em caso de dados incorrectos ou irregulares são as seguintes:


  • certifique-se de que o monitor de ritmo cardíaco se encontra ajustado ao seu corpo;
  • Volte a aplicar água, saliva ou gel para eléctrodos nos eléctrodos;
  • Limpe os eléctrodos, os resíduos de sujidade e suor nos eléctrodos podem interferir com os sinais de ritmo cardíaco.
  • Vista uma camisa de algodão ou molhe a sua camisa, se tal for adequado à sua actividade. As fibras sintéticas podem entrar em contacto com o monitor de ritmo e criar electricidade estática, interferindo desta forma com os sinais cardíacos;
  • Afaste-se de fontes de campos electromagnéticos fortes e de alguns sensores sem fios de 2.4 GHz, que podem interferir com o monitor de ritmo cardíaco. As fontes de interferência podem incluir linhas eléctricas de altíssima voltagem, motores eléctricos, fornos microondas, telefones sem fios de 2,4 GHz e pontos de acesso LAN sem fios.


Pelo que temos lido parece que é frequente isto acontecer com as bandas da garmin e temos um amigo que nos disse que poderia ser do acumular de humidade ao longo de muito uso. Por isso vai passar o verão de férias a repousar e secar, até lá não à vigilância da FC pra ninguém...
Claro que de momento comprar uma nova está completamente fora de questão...
Se alguém souber de uma solução milagrosa vinha a calhar :))

Até já e bons treinos!






2 comentários:

  1. Pois é, a 'maldita' banda do Garmin. Então é assim: neste Domingo de manhã fui correr. A meio do treino, enquanto as pulsações andavam a rondar os 145bpm, de repente houve um pulo para os 180bpm logo seguida de uma redução. E daí para a frente houve flutuações até aos 160bpm que eu sentia ser resultado do tal erro de leitura e não do meu coração a trabalhar mal.
    Fui para casa e limpei muito bem toda a banda com alcóol. Ontem fui correr e não houve qualquer erro de leitura. Lá está: «•Limpe os eléctrodos, os resíduos de sujidade e suor nos eléctrodos podem interferir com os sinais de ritmo cardíaco»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mesmo assim conseguimos por as bandas a funcionar. Logo depois da nossa conversa demos uma lavagem e limpamos com álcool mas infelizmente continua a não funcionar bem.

      Eliminar