quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Massagem com Gelo

Com tanto empeno seguido e com os treinos sempre fortes que temos tido a utilização do gelo tem sido uma solução muito boa na recuperação, por isso fica aqui a nossa opinião sobre a massagem com gelo.

A utilização do gelo para tratar inflamações e problemas médicos no geral é uma prática milenar e já era utilizada pelos gregos e romanos que aproveitavam o gelo natural no tratamento dos seus pacientes.

Nós como enfermeiros sabemos bem os benefícios da crioterapia (uso terapêutico do frio) principalmente nas lesões do foro músculo-esquelético. O feedback dos pacientes é sempre positivo.

No caso da aplicação de gelo como prevenção de lesões em atletas a prática também nos diz que esta é benéfica. Nós aqui por casa temos por hábito fazer aplicação de água fria no chuveiro após os treinos. 
Mas há algum tempo, quando comecei a ler tudo sobre a maratona e o treino da maratona, deparei-me com este vídeo  e fiquei fã do gelo :)


No video vemos Meb Keflezighi fundista norte-americano medalha de prata na maratona de Atenas 2004 e vencedor da maratona de Nova Iorque em 2009.

Na primeira vez que vi o video procurei logo o aplicador de gelo mas não consegui encontrar em local algum à venda. 

Este é o que se vê no video.
 Como não conseguimos encontrar em lado algum tentámos arranjar algo para substituir e na internet vimos que dá para utilizar um copo de plástico ou de esferovite.

Esta forma é pouco funcional quando o gelo começa a derreter pois cai de dentro do copo, contudo, dá resultado.
No entanto encontramos uma solução bem melhor que o copo de plástico, utilizamos uns copos que temos cá por casa para fazer gelados de gelo, assunto resolvido :)

O nosso "Kit Ice Massage" quando não utilizamos para massagem sempre dá para fazer gelados :))
Sempre que temos um treino mais puxado fazemos a nossa "Ice Massage" e acreditem que é muito bom. Temos obtido bons resultados na recuperação muscular.

Neste tipo de massagem temos de ter em atenção que estamos a utilizar o gelo directamente na pele e, se não tivermos algum cuidado, podem ocorrer queimaduras. Por isso mesmo optámos por fazer a massagem em movimentos circulares alternando as zonas de contacto com o gelo.
A finalidade da crioterapia é baixar a temperatura tecidular e assim reduzir a inflamação e o edema. Isto pode ser feito através da forma liquida (aplicação de água fria), forma gasosa (gazes e sprays que baixam a temperatura) e na forma sólida (com o gelo). Através da massagem directa com gelo beneficiamos da massagem propriamente dita (fazendo alguma pressão no músculo e zonas articulares) para além do gelo ao derreter deixar uma excelente sensação de alívio imediato.

As tradicionais placas de gelo duras ou as maleáveis  (ou mesmo o saco de ervilhas) é mais útil nas articulações onde deixamos ficar algum tempo até reduzir a temperatura.

Por estes e muitos mais motivos aconselho vivamente este tipo de massagem, acreditem que resulta.

Até já e boas corridas!

3 comentários:

  1. Olá
    Que óptima dica, o gelo já nós usávamos, agora o vosso "Kit Ice Massage", é assim para lá de fabulástico.....
    Obrigada e bons treinos !!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Carla :))

    É nestas partilhas de dicas, aventuras, treinos, corridas e experiências que este mundo que é a internet nos possibilita a abertura dos horizontes :)

    Muito obrigada, bons treinos :)

    ResponderEliminar
  3. E já experimentaram depois de um treino ou competição daquela em que ficamos todos "partidos", tomar banho de imersão + - 20 ' com um bloco de gelo. Eu utilizo 2 garrafões que previamente congelo e depois os imerjo na banheira .

    ResponderEliminar