quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Entrevista à "Corridas à 6ª Feira"

Ontem foi publicada a minha primeira entrevista na página das Corridas à 6ª feira , uma iniciativa criada por Luís Santos com o objectivo de dar a conhecer as motivações de cada um para correr e que pretende servir de exemplo encorajador para outros que se queiram iniciar na corrida e participar nas corridas à 6ª feira, sem qualquer medo. 
Fica aqui a entrevista na íntegra para ficarem a conhecer um pouco mais de mim e do grande grupo das Corridas à 6ª Feira.

Isac Vilhena, 32 anos, enfermeiro, vive em Faro com a namorada. Venha conhecer este participante do “Corridas à 6ª Feira”

Quando começou a correr e qual a principal razão ou motivação que levou a essa decisão?
»» Sempre pratiquei desporto desde muito jovem. Futebol, polo aquático, voleibol e boxe. Até aos 20 anos andei sempre no ginásio. Contudo, as voltas da vida levaram-me do 8 ao 80 e em 10 anos aumentei de peso até aos 96 kg e fumava um maço de cigarros por dia. Quando fiz 30 anos sentia-me um velho, cansava-me facilmente e estava com gripes e constipações metade do ano. Foi exatamente em Fevereiro de 2011 que comecei a correr e a ter cuidado com o que comia. Em 9 meses perdi 20kg e comecei a participar em provas por curiosidade e incentivo de alguns amigos. Ao fim de ano e meio a correr regularmente consegui finalmente deixar de fumar. Para mim foi das decisões e conquistas pessoais mais importantes.  

No início seguiu algum plano de treino ou houve algum acompanhamento de um treinador?
»» Não! De início fazia sempre o mesmo percurso, 8 kms medidos com o carro. Não sabia nada de planos de treino nem minutos por km, não imaginava que existissem relógios com GPS, nada. Ia correr sempre para o mesmo lugar e nunca via ninguém a correr. O único objetivo que tinha era fazer aquele mesmo percurso. Muito mais tarde alguém me convidou a participar na corrida do tejo e logo a seguir na meia maratona de Lisboa. Aí fui à internet e procurei planos de treino. Com o tempo percebi que eram todos iguais e pouco personalizados, então comecei a fazer os meus próprios planos. Comprei todos os livros que consegui encontrar sobre corrida e atletismo. Tornei-me num autodidata e hoje em dia desenho os meus planos de treino em função dos meus objetivos. 

Atualmente quantos treinos realiza por semana, distância total e tempo envolvido?
»» Corro regularmente 5 a 6 vezes por semana à mais de um ano. Faço em média 60 a 70 kms por semana, mais ou menos 250 por mês, sempre dependendo das provas para que estou a treinar. Nunca saio de casa pra correr menos de 10 km. Grande parte do meu tempo livre é passado em volta da corrida. Ou estou a treinar ou a desenhar o próximo plano de treinos ou a estudar a próxima prova. Faço-o porque gosto, a corrida é uma maneira de estar na vida, para mim é tão importante como comer ou dormir. 

Quais os principais objetivos a curto e médio prazo?
»» Estou a preparar a minha primeira Maratona. Vai ser em Fevereiro de 2014 em Sevilha. 

Prefere correr em alcatrão ou tenta variar o piso sempre que possível?
»» Gosto de variar, mas para poupar tempo corro maioritariamente perto de casa no alcatrão. Sempre que há oportunidade procuro a terra batida. 

O treino de corrida é alternado com outro tipo de desporto, p.e. natação? 
»» Quando tenho tempo sim. Ou faço natação ou bicicleta, mas com o trabalho por turnos é difícil conciliar os treinos e a corrida acaba sempre por ser a minha prioridade. 

Existe trabalho de reforço muscular?
Infelizmente não há. Com grande pena minha acabo sempre por descurar essa parte.  

Alguma lesão desde o início da prática da corrida?
»» Não, pelo menos acho que não… já cheguei a coxear a casa depois de uma corrida e já passei semanas com dores em determinado sítio, mas nunca dei importância e simplesmente ignoro. Focalizo toda a minha atenção para o lado positivo e até agora nunca parei de correr por qualquer tipo de lesão.  

Marca de ténis favorita? Tem havido um investimento considerável em equipamento?
»» Tenho ténis das principais marcas mas os de eleição são da Asics. 
Sim tenho investido muito em equipamento e infelizmente este não é nada barato. Mas no conforto com que corrermos é que está o ganho e no calçado principalmente penso que temos mesmo de procurar o melhor. 

Como tomou conhecimento dos eventos "Corridas á 6ª Feira"?
»» Fui convidado a fazer parte deste projeto desde o início pelo Luís Santos. 

Qual a opinião sobre estes eventos?
»» É um excelente momento de convívio com pessoas que têm o mesmo gosto pela corrida.
Pelo menos aqui podemos correr em grupo e falar com alguém que não nos acha malucos por andar a correr à noite . 

Algum percurso que tenha gostado mais e/ou gostado menos?
»» Pessoalmente gostei muito do Cerro de São Miguel e do Cerro do Guilhim. 

Alguma sugestão de melhoria?
»» O que mais gosto neste grupo de corrida é a variedade dos percursos e penso que é essa a imagem de marca do grupo. Fazer sempre o mesmo lugar é monótono e desmotivante. 
Para o futuro, talvez uma aposta no trail running de fim-de-semana com percursos para toda a família. Talvez de 2 em 2 meses ou algo parecido. Um percurso na serra com almoço á mistura, seria uma excelente opção para um fim-de-semana para quem gosta de correr.

Até já e boas corridas!

1 comentário:

  1. A destacar com Bold e Itálico:
    em 10 anos aumentei de peso até aos 96 kg e fumava um maço de cigarros por dia. Quando fiz 30 anos sentia-me um velho, cansava-me facilmente e estava com gripes e constipações metade do ano. Foi exatamente em Fevereiro de 2011 que comecei a correr e a ter cuidado com o que comia. Em 9 meses perdi 20kg e comecei a participar em provas por curiosidade e incentivo de alguns amigos. Ao fim de ano e meio a correr regularmente consegui finalmente deixar de fumar. Para mim foi das decisões e conquistas pessoais mais importantes.

    Tudo dito

    ResponderEliminar