segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

I Trail transfronteiriço de Barrancos

Passadas mais de 48 horas depois de acabar o trail estou sentado no sofá com a maior dor de pernas que tive desde que há memória. Preciso pedir por favor aos músculos para fazer o mais pequeno movimento e só de pensar em subir ou descer escadas doí... e só foram 17 kms.



Desta vez fomos na versão "Low cost" e ficámos a dormir no Pavilhão de Barrancos, resultado? Uma noite praticamente em branco, muito frio, chão mesmo muito duro e barulho até muito tarde e logo bem cedo. Contudo, foi rir do principio ao fim, o ambiente era de galhofa total e nós os dois no nosso cantinho rimos e brincámos com a situação.

Dia 30 alvorada dada bem cedo e quando saímos do pavilhão para ir tomar o pequeno almoço ao centro da Vila tivemos o primeiro contato com o frio da manhã, pelo menos não iria chover isso era certo, mas ía estar muito frio e tivemos de fazer algumas alterações na indumentária que tínhamos preparada para a prova.
O ambiente na Vila era de festa, muita gente na rua, muito convívio entre os atletas presentes e acima de tudo muito boa disposição e vontade de trilhar pelas terras alentejanas e espanholas.

Nós os dois ali à conversa, ainda a uns 15 minutos do tiro de partida. Foto de CCD o Alvitejo.
Aqui é já na altura do tiro de partida. Nós os dois estamos encostados ao pórtico da partida do lado esquerdo da foto. Foto de CCD o Alvitejo.
Eu ali em segundo lugar nos primeiros metros da prova. Foto de CCD o Alvitejo.
Ela, ao lado da atleta que acabaria por ser a vencedora feminina do trail. Foto de CCD o Alvitejo.
O primeiro km foi feito a muito bom ritmo apesar de ter algumas boas subidas ainda dentro da Vila. Assim que saímos da Vila e entrámos na trilha, meu Deus... só pensei: eu tenho que me sentar já aqui e descansar... ia com 1,5 km nas pernas SÓ. Era uma parede de pedras soltas a pique, literalmente, onde tinha que me agarrar a tudo à minha volta para conseguir subir. Nesta altura ia na terceira ou quarta posição, quando cheguei ao topo desta primeira MONTANHA DE ROCHA já tinha perdido 3 posições. 
Quando finalmente consegui tirar as mãos do chão e começar a arrastar-me correr comecei a ser ultrapassado por toda a gente. E... Foi assim que tive um pouco de glória, no primeiro km fui terceiro, depois morri, reduzi-me à minha insignificância e tive mais juízo. 
Depois da má experiência logo no segundo Km optei por atacar nos troços planos, e o resultado foi que, não ataquei, não havia troços planos... até ao primeiro abastecimento andava e gatinhava com as mãos nos joelhos nas subidas e pedia a todos os santinhos para me ajudarem nas descidas, pelo menos para me ampararem a queda.
Quando chego ao primeiro abastecimento vinha tão ofegante e tão cansado que só consegui beber meio copo de água, engasguei-me de tal maneira que acabei por ir embora cabisbaixo e ainda mais cansado. Depois do primeiro abastecimento vinha o maior troço de sentido descendente e acabei por conseguir ganhar fôlego e algum ânimo. Aproveitei a boa maré e peguei no iphone para registar o momento, ali algures entre Portugal e Espanha...

Lá em cima o primeiro abastecimento e depois por ali abaixo até aqui...

...e depois por ali, até onde a vista alcança...
No segundo abastecimento parei e comi de tudo o que havia na mesa, desde bananas a bolachas, frutos secos, marmelada e batatas fritas. Bebi 2 copos de coca-cola e um de groselha, quanto à água perdi a conta. Depois foi só rolar para os últimos kms com a sensação de dever cumprido, sabia que a partir dali ia conseguir acabar.

A chegar ao segundo abastecimento... bem visível o empeno que trazia!
Ali atrás vinha Ela  também a chegar ao segundo abastecimento.
A cortar a meta e a conferir o tempo final.  
No final deu 01:49:17 nos 17,3kms, fiquei classificado em 18º da geral e 11º do escalão.
Depois de comer qualquer coisa e beber uma água voltei para trás ao encontro dela. Mas não foi preciso andar muito, encontrei-a já na subida final a escassos metros da meta.

Ela lá em baixo na subida para a meta...
Aqui já a cortar a meta.
O tempo final dela foi 01:55:41, foi  2ª da geral feminina e 1ª do escalão. Eram 20 atletas femininas e 80 masculinos. Os prémios eram só para os três primeiros da geral feminina e masculina.

O pódio feminino.
E foi assim que se passou mais um excelente fim de semana a fazer-mos aquilo que mais gostamos. Uma prova muito dura para acabarmos as férias em grande e com um valente empeno para o resto da semana...

Até já e boas corridas!

12 comentários:

  1. Parabéns! Mas que grandes resultados! Vão bem lançados para serem uma referencia no trail nacional! Abraços e beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sílvio! Já nos dávamos por contentes se fossemos uma presença habitual.

      Eliminar
    2. Obrigada Silvio :) como vão as corridas por aí?? O isac quer continua com a ideia de Sesimbra :) beijinhos

      Eliminar
  2. Muitos parabéns a ambos! Vocês são já um caso sério do panorama nacional!! Cuidado!...
    Gostei de ler o relato, porque me revejo em muitas situações: desde não aproveitar os abastecimentos porque estamos de rastos, desde as mortíferas subidas até aos empenos dos dias seguintes... Tudo bate certo!
    Parabéns e força para continuar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      O problema é que as subidas matam e logo a seguir as descidas esfolam...

      Eliminar
    2. Obrigada :)) continuação de bons treinos :) espero que no meio destas aventuras nós cruzemos em breve ;) beijinhos

      Eliminar
  3. Parabéns! Óptimos resultados.
    Revejo-me nessa foto da subida de mãozinha na perna a dar uma ajuda. Custa tanto! :) Quanto maior o empeno melhor foi a prova. ;)
    Bjs e boa recuperação para os dois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Andei tanto tempo de mãos nos joelhos que acho que nem aproveitei a paisagem como deveria...

      Eliminar
    2. Obrigada Rute :) o empeno ainda se mantém, deixou mesmo as suas marcas :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Amigos, muitos parabéns pela excelente prestação em Barrancos. E a minha vénia para a Tânia, que com a garra e determinação com que se lança nos treinos foi buscar mais um segundo lugar. A continuar assim, não duvido que em breve esteja a subir ao lugar mais alto do pódio. Agora importa é decidir os objectivos principais: ou estrada ou trail ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Luis :)
      Relativamente à tomada de decisão não dá mesmo para optar pelos dois?? :) beijinhos e as melhoras rápidas :)

      Eliminar
  5. Este ano também vou lá para os 25 Kms, vai ser fantástico!

    ResponderEliminar