quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Cem anos de Maratona em Portugal

Desta vez o escolhido está relacionado com a comemoração dos cem anos da primeira Maratona em Portugal. O autor é António Manuel Fernandes e a primeira edição saiu a 19 de Novembro de 2010. 

O primeiro dado a revelar é relativo à primeira Maratona oficial realizada em Portugal. A saber, esta tinha 42.800 metros e realizou-se a 2 de Maio de 1910 em Lisboa. dos 12 participantes chegaram ao fim 10 e o vencedor foi o saudoso Francisco Lázaro que completou a distância em 02:57:35 e só 44 minutos depois chegou o 2º classificado.


Para quem quer saber mais sobre a Maratona este é o livro. Cheio de dados estatísticos sobre a Maratona e os grandes maratonistas Portugueses. Tem um pouco da história e lenda da primeira Maratona, sobre os jogos olímpicos, os primeiros e primeiras maratonistas no mundo e em Portugal. 
E o que mais gosto é as estórias dentro da história, aqueles pormenores que marcam determinados eventos, os acontecimentos caricatos  e as conquistas que até hoje permanecem inéditas e inigualáveis.

Por exemplo fiquei a saber que a primeira maratona realizada em Faro foi a 14 de Março de 1976 e a última a 10 de Outubro de 2010. 

Foto da partida da primeira Maratona realizada em Faro em 1976. o vencedor foi Anacleto Pinto do Benfica que terminou a prova com novo recorde nacional, 02:14:36.

Para além da história das maratonas em Portugal podemos também ler sobre aqueles que foram os grandes maratonistas Portugueses como Carlos Lopes e Rosa Mota. 

É um livro cheio de dados interessantes e alguns são mesmo caricatos, só mesmo lendo para se perceber o que se passa por detrás da organização de uma prova do género.
A propósito de aspectos caricatos ficou na história a Maratona de Faro em 1983 que se realizou a 9 de Abril às 17 horas da tarde com muito calor fazendo surgir a partir dai a anedota:
"já está marcada a próxima maratona nacional. Será no dia 5 de Agosto, às duas da tarde, com partida e chegada ao Hospital de Faro..."
No final do livro encontramos o apêndice estatístico onde se pode consultar todas as maratonas realizadas em Portugal, até à data da publicação do livro, com o número de participantes chegados à meta e o nome dos 3 primeiros classificados masculino e feminino. Temos também a lista de participações dos atletas Portugueses nas grandes competições, a evolução do recorde de Portugal de Maratona e a lista dos melhores Portugueses e Portuguesas com António Pinto como recordista com 02:06:36 em 2000 em Londres e Rosa Mota com 02:23:29 em 1985 em Chicago.

Até já e boas corridas!

Sem comentários:

Enviar um comentário