segunda-feira, 14 de outubro de 2013

QUASE QUASE...Meia Mamamaratona

Ontem participamos na nossa segunda meia maratona. Desta vez fomos até Portimão para correr na II Meia Mamamaratona da Associação de Atletismo do Algarve.


A decisão de ir a esta prova levou algum tempo a ser tomada. Primeiro porque estamos numa maré de provas aqui pelo Algarve todas em cima umas das outras e o tempo para treinar e recuperar entre provas é muito pouco. A segunda razão é que muitos atletas nos falaram mal menos bem desta prova, falta de organização, muitas subidas, percurso circular e monótono, a t-shirt de oferta não valer nada, etc, etc...

Mas depois de muitas considerações  optámos por participar e avaliar por nós mesmos.

Dois dias depois de ir-mos à sede da aaalgarve fazer a inscrição voltamos para levantar os dorsais e realmente a T-shirt era de algodão e serve para tudo menos correr. Por esse motivo, primeiro ponto negativo.


No dia da prova a manhã parecia estar mais para o fresca mas à hora da partida o sol começou a dar o ar da sua graça e já fazia algum calor. Mesmo assim estávamos optimistas e o ambiente pré-competição era muito bom! Estavam presentes muitos atletas nossos conhecidos, todos eles com boa disposição.

Antes ainda da partida ser dada foi tempo para alguns discursos e algumas palavras de incentivo por parte de algumas glórias do atletismo nacional entre eles Ezequiel Canário e Fernanda Ribeiro, entre outras. No palco e a participar na mini mamamaratona de 10,5 kms esteve também  Ana Cabecinha.

Às 10 horas em ponto é dado o tiro de partida e eu ainda não tinha qualquer objectivo de tempo para a prova. Terminar entre 1h:45min e 1h:40min era o mais óbvio e sensato que me ocorria na altura, por outro lado queria muito baixar da hora e quarenta e aproximar-me da hora e meia. No entanto deixei-me ir no primeiro km a ritmo normal, nem muito forte nem muito fraco, simplesmente corri aquele primeiro km muito tranquilo. 

Momento da partida. Foto de Gabriel Clemente.

E como em todas as corridas Ela saiu logo na frente e senti-me obrigado a correr atrás dela.

Ela, já bem posicionada, eu devia vir lá bem ao fundo. Foto de Nelson Inácio.

A meio do segundo Km chego perto dela e decido acompanha-lá ao seu ritmo até meio da prova altura em que, se me sentir bem continuo sozinho, caso contrário acompanho-a até ao final.
A segunda constatação é que a prova tem muito sobe e desce tal como nos tinham alertado (ganho de elevação de 190 mts), mas não encarei isso como um defeito, mas sim como um desafio. A terceira era o percurso circular da prova, que mais uma vez para mim até considero bom. Acabamos por conhecer a segunda metade do percurso mesmo antes de o fazer, já sabemos onde podemos atacar ou abrandar, já sabemos onde vamos a voar e onde vamos a morrer...

Durante os primeiros 10 kms corríamos em conjunto com os atletas da mini, e por um pequeno lance com os da caminhada mas sem qualquer incidente. Os abastecimentos ao longo de toda a prova estavam bem posicionados e não falharam sendo um ponto a favor.

No final da primeira volta vinha a sentir-me muito bem, descontraído e com alguma frescura e disse a ela que iria pra frente tentar apanhar o marcador da 1h e 30min que a essa altura já deveria levar 1 km à nossa frente. Mas ela pediu-me pra me manter com ela porque estava em quebra por aquela altura e precisava de algum apoio. Nessa altura ela ia na terceira posição feminina a uns escassos 10/20 mts da segunda classificada. Por isso corremos mais alguns kms juntos.

Nós lá atrás alguns metros antes da atleta que na altura seguia em segundo lugar. Foto de Nelson Inácio.

Nós mais um colega das corridas à 6ª feira. Foto de Nelson Inácio.

Aqui já no Km 12. Foto de Nelson Inácio.

Ao km 15 ela diz que se sente melhor e que posso seguir. Começo a aumentar o ritmo até à altura em que sinto o coração na boca, e as pernas a latejar, é assim que gosto de correr e sinto que estou a dar o que tenho. Sei que só tenho 6 kms mas mesmo assim mantenho o ritmo sempre com o recorde pessoal em pensamento. Passo alguns atletas já em muito esforço e sinto-me bem porque vim sempre a conter-me e agora quando todos vão a decrescer no rendimento eu vou a aumentar e isso é muito motivador. Quando entro no calçadão da marina que leva ao final da prova, olho para o relógio e  surge a primeira dúvida. Onde raio é que ainda tenho de ir se só vou com 19 kms??? a resposta estava 600mts à minha frente. Não ia a mais lado nenhum porque esta meia maratona só tinha 19,670 kms!




Eu, nos metros finais da prova. Foto de João Gloria.

Assim que acabei foi um misto de sentimentos devido à distancia da prova. A frustração dominava porque sabia que iria bater o meu recorde pessoal se a prova tivesse mais 1,5 kms por outro achava aquilo uma vergonha, uma prova organizada pela aaalgarve e que não cumpria com rigor a distância mencionada no regulamento!

Mas o tempo pra lamentações foi pouco pois tinha de voltar atrás um pouco e apoiá-la na sua reta final.

E poucos minutos depois lá vinha ela com cara de grande esforço, mas para grande orgulho meu já vinha na segunda posição.

Ela na reta final. Foto de João Gloria.

No final tinha-mos à disposição massagem de recuperação, uma boa hidratação e animação no palco.

Na entrega dos prémios houve alguma falta de organização, tudo feito a despachar e à pressa para irem almoçar mais cedo certamente. 

As três vencedoras da meia maratona. Ela à direita da foto. Foto de Gabriel Clemente. 

O prémio para a segunda classificada!

Ela, com a Ana Cabecinha. Foto de Gabriel Clemente.

O balanço no final foi positivo, havia tudo o que era necessário para uma boa prova no entanto o facto de a distância estar MUITO mal medida é de reprovar e não sei se voltaremos a participar.

Por isso em vez de ficarmos a minutos ou segundos do nosso recorde pessoal ficamos a quase um quilometro e meio...

Eu fiz 1h:29:42min, ritmo de 4:34min/km fui 45º da geral e 17º do escalão.
Ela fez 1h:31:43 min, ritmo de 4:41min/km 2ª classificada da geral e 1ª do escalão.


Daqui a duas semanas temos o Faro Ativo, até lá...

Boas corridas e até já!

4 comentários:

  1. Realmente... Como é que é possível alegarem uma Meia Maratona e depois... 19km... Parabéns pelo segundo lugar dela! E grande tempo que fariam na Meia Maratona a sério! Bons treinos! Abraços e beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Sílvio. O recorde oficial vai ter de ficar pra outras paragens mesmo!
    Bons treinos, abraço!

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu confesso ter embirração total com essa prova. E por isso nem me alongo nas críticas porque já sabem que sou terrivelmente tendencioso em relação a ela :)
    Mas o que espantou aí foi o facto de chamarem "meia maratona", pior, de na lista dos resultados escreverem "meia maratona" no topo da págia e depois constatar-se que faltaria 1,5Km para essa distância. Por sinal, na folha de resultados da proav de "10Km" está escrito "10,5km" no topo da página. Haja rigor ;)
    Se fosse a Xistarca a fazer isso, depois da 'barraca' em Vilamoura, não admirava. Mas assim, numa prova organizada pela aaalgarve? Tenham vergonha. É inadmissível.
    É certo que se a prova tivesse mais 1,5Km não fugiria o recorde, mas, para todos os efeitos, não se completou a tal distância oficial, o que é frustrante. Foi o que sucedeu em Vilamoura, onde eu bati o meu recorde. Foi bom, mas foi só em 9.6Km. Infelizmente a prova não tinha 10Km.
    E nas T-Shirts é um caso perdido. Vivam as provas em Espanha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo verdade tudo isso Luís, mas acima de tudo é uma pena que o atletismo seja tão mal organizado e desleixado aqui na região. Temos certamente dos atletas mais dedicados e apaixonados pela modalidade mas depois é o que se vê quando há provas. Ando nisto à tão pouco tempo e já vi de tudo...
      Neste caso concreto até tolerava todos os outros defeitos, circuito, subidas, organização, etc, mas chegar ao fim de uma meia maratona e faltar 1,5 kms é no mínimo vergonhoso.

      Eliminar