sábado, 19 de outubro de 2013

Treino intervalado

Hoje foi dia de ir até à pista fazer umas séries. Com o outono ainda longe a manhã esteve um espectáculo, mais para o quente, mas ainda assim muito boa para a prática de exercício ao ar livre. 

Pista de atletismo de Faro

Normalmente escolho a pista de atletismo de Faro para realizar os treinos intervalados. É muito mais fácil controlar as distâncias, os ritmos são sempre constantes não havendo perigo de ter de parar por causa de algum carro, o piso é  sempre plano sem alteração do piso e no caso de hoje não havia ninguém na pista à hora que fui. Por isso continuou a ser só eu, os meus ténis e os meus pensamentos sem ninguém para me distrair...




O treino em si resumiu-se a 2 km de aquecimento a um ritmo médio/lento e depois (10x400mts) para +/- 1´30" com 90" de repouso passivo e no final mais 2 km de recuperação a um ritmo médio/rápido. É o chamado intervalado extensivo.
Os kms de aquecimento e recuperação é sempre fácil cumprir com os ritmos, já no caso das séries acho que é impossível acertar ao segundo cada volta. No entanto, consegui manter-me quase sempre entre 1´25" e 1´30" por volta que dá mais ou menos 3:30 min/km.


É sempre um tipo de treino muito intenso mas motivante. Ficamos sempre com boas sensações depois de um treino mais forte em que nos esforçamos e suamos a camisola por aquilo que realmente gostamos.

Até já e boas corridas!

4 comentários:

  1. Grande treino! Eu não gosto nada desses treinos mas sei ver que fazem falta. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tipo de treino faz toda a diferença quando queres melhorar tempos Sílvio. Como tu bem deves saber claro, é RP atrás de RP...
      Abraço!

      Eliminar
  2. É pá, nota 5 para as fotos. E pelo que vejo, finalmente a pista tem ar decente, com relva no meio. É que no final de Setembro havia um matagal enorme ali no meio. Uma vergonha. Eu também gosto de ir à pista qiando está vazia, como já sucedeu a um Sábado. Mas há um senão: o senhor burocrata funcionário público que toma conta de um espaço desportivo público, não cumpre os horários afixados quando só há um a correr. Nesse Sábado, eu saí pelas 12:45 da pista e às 12:30 cruzei-me com o senhor que reclamava de um tipo que estava a correr sozinho, a resmungar que ia ali dizer que ia fechar a pista (a hora fixada de fecho é às 13:00). "Ordens superiores, dizia ele". E treinar assim é um stress

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, a relva no meio ainda não está nas melhores condições, mas já está minimamente apresentável. E nesta manha andava lá o senhor a aspirar a pista com uma máquina. Estava um brinquinho até dava gosto e com aquele sol não resisti a tirar umas fotos com o telemóvel.
      Sim, connosco também já aconteceu inúmeras vezes dizerem que só temos uma hora pra correr quando ainda falta duas pra pista fechar. E já apanhamos a pista fechada antes da hora sem aviso prévio também. Os funcionários da pista e das piscinas de faro devem ir almoçar e jantar sempre juntos, é que tanto num lado como no outro nunca cumprem os horários, nem tão pouco têm as instalações nas mínimas condições. Mas é o que temos, enfim...
      Abraço!

      Eliminar