quarta-feira, 9 de outubro de 2013

A maratona de Nova Iorque

Finalmente temos outra vez Internet em casa. Agora já nos podemos dedicar um pouco mais às lides bloguistas :)

E como há muito tempo não falava de um livro, cá está ele!

A maratona de Nova Iorque - Crónica de um corredor acidental, da autoria de António Goucha Soares.



É um dos meus livros de corrida preferidos, o autor é português e a história comum a muitos de nós que temos um blog.
António Goucha Soares é um corredor de fim de semana que decide participar na maratona de Nova Iorque. Daí nasce o seu diário onde relata os seus treinos, as suas preocupações e imprevistos relativamente a tamanha empreitada. 
A primeira impressão com que se fica é que estamos a ler um blog desde o início. Das primeiras vezes que comecei a ler blogs de corrida sentava-me ao computador e lia os blogs desde as primeiras mensagens e a sensação era que estava a ler um livro, uma biografia de alguém com os mesmos problemas e dúvidas que eu. Neste caso é exactamente ao contrário, estava a ler um livro com a sensação de estar a ler um blog.
Em meia dúzia de horas lemos o livro, muito fácil de ler, bastante simples mas muito contagiante. O autor relata ainda algumas das suas corridas como a Corrida do Tejo, a meia maratona de Setúbal ou a sua primeira experiência na maratona de  Lisboa entre muitas outras. 

"Nunca fui atleta, apesar de sempre ter praticado algum tipo de atividade física. Comecei a correr aos quarenta anos, apenas. Com o tempo, fui aumentado as distâncias percorridas e participando em provas populares. No meu imaginário, a maratona representava algo de inalcançavel. Todavia, fascinava-me o esforço, sofrimento e abnegação dos corredores. Quis o acaso que assistisse a algumas transmissões televisivas da maratona de Nova Iorque, depois de começar a correr. Inconscientemente, percebi que gostaria de estar ali, a correr. Porém, faltava-me tudo: fôlego, pernas, resistência, preparação, coragem, conhecimento, determinação. Até que um dia decidi que iria tentar correr a maratona. de Nova Iorque, claramente."

Até já e boas corridas!

4 comentários:

  1. Já li, mas soube a pouco... Um abraço a ele e beijinhos a ela. :)

    ResponderEliminar
  2. Felizmente hoje, aqui, Portugal, já vai havendo muita gente a correr. Também aumentou significativamente o nr. de participantes femininas nas provas, o que é fantástico mas não "suficiente". E também há uma maior facilidade de partilha de experiências, para a qual contribuiu a internet, o que se à primeira vista parece não ter importância nenhuma,mas tem e muita. As pessoas ao lerem os outros, pessoas "normais" como elas, atrevem-se também a experimentar e muitas dessa forma acabam também por adoptar a Corrida e um estilo de vida mais saudável.

    ResponderEliminar