segunda-feira, 28 de outubro de 2013

8.670... é aproximadamente 10 km

Ontem foi dia da corrida Faro Ativo, prova inserida no Circuito Nacional de Estrada organizada pela Xistarca e Câmara Municipal de Faro, com o patrocínio da Seaside e apoios da Associação de Atletismo do Algarve, Vitalis e CEFAD formação profissional. Teve ainda apoio institucional da Federação Portuguesa de Atletismo, tudo isto de acordo com o folheto informativo (mais à frente explico o porquê de tudo isto).


A prova era um marco importante para os Farenses pois seria talvez a única (e perdoem-me se estou enganado) prova de 10 km realizada em Faro nos últimos anos. Para nós era correr em casa num percurso que conhecíamos como as palmas das nossas mãos. Parte deste percurso decorreu onde treinamos todos os dias.

Sendo assim, ontem bem cedo, com mais uma hora de sono, lá estávamos nós prontos para correr. O dia estava excelente, talvez até um pouco quente na hora a que a prova tinha a partida prevista (10:30). O ambiente era otimo, encontramos muitos conhecidos e colegas das Corridas à 6ª Feira.Por isso, esta seria "A PROVA". 

Relativamente à prova propriamente dita: Percurso circular de duas voltas, sem subidas muito longas e acentuadas, praticamente plano, a estratégia era atacar desde o início. Mais uma vez ela saiu à minha frente mas ao fim de 200/300 mts já a tinha alcançado. Desta vez não a acompanhei pois seria cada um na sua luta. O piso de início tinha alguma calçada perigosa irregular mas mesmo assim o 1º km foi percorrido a 3:50min/km, era o tudo ou nada. Curioso que adotei ao longo de toda a prova uma táctica que muitos usam mas eu pessoalmente nunca o tinha feito, que é ir à"boleia" de outros atletas. Tentei sempre acompanhar alguém que ia à minha frente e na primeira volta fui sempre colado a um atleta. Ao fim  da primeira volta não consegui aguentar o seu ritmo e colei-me a outro que segui de perto, até ao final.
Fiz os 5 kms em 19:50 min já de si um recorde, ela passou aos 21:12 min fulminando o seu recorde dos 5 kms em mais de 3 minutos. 
Na segunda metade da prova já fui a sofrer um pouco, muito calor e principalmente senti falta de força muscular, aspecto que espero vir a melhorar se nos decidirmos tentar evoluir (na altura darei pormenores).

E agora meus amigos até dá vontade de acabar aqui o post, mas não pode ser...

A MUITO MÁ, PÉSSIMA, LAMENTÁVEL E VERGONHOSA verdade é:

De acordo com a organização a prova teria uma distância de aproximadamente 10 km, até aqui tudo bem. Acontece que fomos levantar os dorsais no dia anterior e ninguém nos disse nada sobre a alteração do percurso. Quando chegámos a casa e partilhamos nas redes sociais é que ficámos a ter conhecimento da alteração (de 10 km para 9). 

O meu era 101, o dela o 100.

No dia da prova anunciam (a organização) que a prova se irá desenrolar num percurso circular de 4600 metros cada volta. Ora 2x4600= 9200 metros, certo? NÃO, ERRADO!
A verdade é que o total da prova foi de apenas 8670 metros. E é para isto que nós pagamos. 
Não tenho mais palavras "corretas" sem ser em calão para descrever este tipo de organizações aqui no Algarve. 

Xistarca responsável máximo na organização desta prova dou zero, tantas provas organizadas tanta fama e prestigio na organização de provas de estrada e não conseguem fazer uma prova com 10 km independentemente dos motivos???
Câmara Municipal de Faro, zero, deveriam promover a prática desportiva no conselho apoiando-a incondicionalmente e foi o que se viu;
A Associação de Atletismo do Algarve é melhor nem se pronunciar porque há duas semanas atrás fizeram a mesma merda coisa, tirando 1,5 km a uma meia maratona;
A Vitalis deu uma garrafinha de água, o nosso muito obrigado...
Da Seaside que patrocinou a única coisa que se viu foi o saco onde vinha a T-shirt e a garrafa de água;
No final valha-nos a CEFAD que disponibilizou massagistas, pelo menos destes ninguém reclamou e pela adesão com que estavam no final merecem um louvor;
Para acabar, o tal apoio institucional da Federação Portuguesa de Atletismo, acho que deve ser totalmente bem vindo e louvado, especialmente para os responsáveis da prova aqui em Faro e da passada meia Mamamaratona. É que como podem consultar aqui no site oficial da FPA estão abertas inscrições para o "Curso de Medidores de Provas de Estrada". Só que há um pequeno senão, os candidatos devem possuir certos pré requisitos que notoriamente não têm, como é o caso de: 
"Ter boas noções de aritmética; Ter noções básicas de geometria; Saber trabalhar com calculadoras simples."
E sobre este assunto não vou perder nem mais um minuto do meu precioso tempo.

Os resultados no final foram:

Eu - 35:25 min, ritmo médio de 04:05min/Km(dados do Garmin) - 16º do meu escalão em 61 atletas. seguramente esta foi a minha melhor prestação desde que comecei a correr, fiquei bastante satisfeito comigo mesmo. 

Ela - 37:19 min, ritmo médio de 04:18min/Km(dados do Garmin) - 2ª Sénior Feminina em 26 atletas. Mais uma vez provou que a sua determinação e empenho em cada treino têm dado os seus frutos.

No final estávamos ambos visivelmente felizes com o resultado.

Ela no pódio ao lado da primeira classificada, Ana Cabecinha! 

Peço desculpa pelos desabafos mas é para isso que o blog também serve.

Até já e boas corridas!

10 comentários:

  1. Antes de mais parabéns pelos excelentes resultados, em especial pelo pódio dela! Vocês estão cá com uma pedalada.... Têm toda a legitimidade em estar muito chateados com a situação, podiam ter poucas provas no Algarve mas que fossem de boa qualidade. É por essas e por outras que vou começando a preferir provas de trail às provas de estrada... Um abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Sílvio!
    Abraço, boas corridas!

    ResponderEliminar
  3. :) Estas corridas no ALgarve ainda vão passar a ter muita adesão de todos aqueles acima da Serra do Caldeirão precisamente por causa do factor surpresa. Afinal, são as únicas corridas onde só no final se vai saber a distância.
    Sabem que mais? Temos de estar atentos ao calendário em Espanha. Ayamonte, Huelva e derivados têm provas com frequência e não temos de andar muito para lá ir. Provas na distância correcta, provas onde no final se recebe um T-Shirt técnica 'à maneira' e provas onde o público provoca descargas de adrenalina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que nem mais Luís, vamos mas é correr pra Espanha e aproveitando as X milhas do Guadiana vamos logo a fugir :))

      Eliminar
  4. Realmente... Percebo bem a irritação.
    Já tinha comentado que no Algarve a oferta de provas é reduzida. Pode ser por falta de conhecimento meu, admito. Mas julgo que a oferta é (ainda) reduzida, sobretudo quando comparada com a zona de Lisboa ou Porto.
    De qualquer modo, fica o registo do pódio d'Ela! Parabéns a ambos, mas sobretudo a Ela!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podiam ser poucas mas boas, mas infelizmente são poucas e mal organizadas...
      Obrigada :)

      Bons treinos e boas corridas ;)

      Eliminar
  5. Muito parabéns aos dois. Excelente o vosso desempenho. Compreendo a vossa frustração e infelizmente não acontece só aí no Algarve. Existem muitas provas a anunciar certas distâncias clássicas (especialmente de 10km) que no fim ou faltam metros ou tem metros a mais. Já me aconteceu várias vezes. As organizações deviam perceber, que nós atletas do pelotão vamos muitas vezes para estas provas com objectivos bem concretos, são apenas nossos mas treinamos com afinco para eles. Estou convencido que muitos se inscreveram nesta prova por anunciar 10km e para assim tentar bater um recorde ou fazer uma boa marca....deram o máximo e no fim ficaram frustrados como é o vosso caso. Enfim...não entendo isto......acredito que se a organização anunciasse a distância correcta, vocês iriam na mesma, faziam a vossa corrida/treino e no fim não haveria desilusão. Já me aconteceu várias vezes.....uma vez, numa prova de 10km (anunciados) ia tão bem, mas tão bem que iria fazer um tempo nos 40minutos (2 minutos a menos do meu melhor na altura)....passei a meta com 39,17min e com ca.9.700m....apetecia-me matar alguém. Outra pérola foi numa prova de 10km na Póvoa do Varzim (corria eu à 1 ano)....esfolei-me todo, fiz 42,05 segundo o meu relógio e a organização "deu-me" 43,44min....quase dois minutos a mais, que foi o tempo que demoraram desde que eu cortei a meta, até me tiraram o nr.do dorsal e meter os dados no sistema.....uiii...fartei-me de lhes escrever a reclamar para que de futuro tivessem mais atenção ao atleta normal, que não ganha nenhuma prova, mas que treino arduamente para as suas vitórias pessoais. Haja respeito pelo atleta de pelotão, sem o qual não haveria as provas e que PAGA (muito ou pouco não interessa) para participar.
    Desculpa lá tb o desabafo longo, mas este teu post podia ser meu.
    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio Carlos. O problema é que com a massificação das provas de estrada vai cada vez mais haver interesse nos lucros e detrimento da qualidade.
      Abraço.

      Eliminar
  6. É de facto uma vergonha quando cobram dinheiro para uma prova de 10 km, distância que as pessoas querem fazer, até para compararem tempos com elas próprias, e depois vai-se a ver não é nada disso.

    Pelos vistos a FPA (Federação Portuguesa de Atletismo) apenas serve para cobrar taxas, não se preocupando com a qualidade e homologação dos resultados e dos percursos.

    Ainda assim, e pelo texto, acredito que a prova valeu por ela e que voçês se divertiram e até fizeram bons tempos.

    Abraço e Boas corridas,

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, qualquer prova é sempre um momento de convívio e existe sempre aquela competição saudável entre amigos e colegas , só por isso já vale a pena. O problema é que com o boom das corridas começa-se a querer ter quantidade, sempre mais e mais e a qualidade fica para segundo plano. Por exemplo na corrida do Tejo deste ano toda a gente estava a reclamar pk só davam uma garrafa de agua, e a corrida do Tejo é uma prova de referencia, com milhares de participantes, só por aí se vê o que vai nas cabeças desses organizadores.
      Abraço e bons treinos!

      Eliminar