terça-feira, 10 de dezembro de 2013

23ª Escalada do Cerro de São Miguel

No passado domingo foi dia de subir o "cerro", é a montanha dos algarvios do sotavento. Tem uma elevação máxima de 411 metros e a estrada para chegar ao topo é, digamos que, um nadinha inclinada, com zonas extremamente sádicas.


A prova inicia-se na pequena localidade de Moncarapacho, dá uma volta por dentro da localidade e depois encaminha-se para o topo do cerro, numa distância total de aproximadamente 7.3kms. O problema é que iniciamos à cota de 50mts e terminamos nos 400mts.

Gráfico de altimetria da prova.
Como se pode ver no gráfico os primeiros 3kms apesar de serem sempre a subir não têm nada a ver com os últimos 4kms, que são de loucos.
Foi a primeira vez que fizemos a prova e a primeira vez que vestimos a camisola do C.O.Pechão. O cerro já o tínhamos subido várias vezes a correr em treinos e até de bicicleta. Contudo, em prova a coisa muda de figura e é preciso uma boa estratégia para conseguir chegar lá acima com o mínimo de "dignidade". Como já referi, existem zonas que são uma autêntica tortura e os primeiros kms são feitos a velocidades muito elevadas, resultado, se não houver uma boa estratégia e gestão de esforço corresse o risco de rebentar a meio da subida e acabar a caminhar até ao topo.

Antes do inicio da prova. Foto de Luís Santos.
Inicio da prova. Foto de Luís Santos.
Esta prova vai na sua 23ª edição e teve este ano o recorde de adesão com um total de 205 atletas chegados à meta e mais de 250 inscritos. Só por curiosidade na sua primeira edição eram apenas 4 atletas.

No decorrer da semana tinha tido oportunidade de falar com duas pessoas que conhecem muito bem a prova, um deles já a correu algumas vezes, outro já a fotografou. Ambos me deram indicações preciosas que me ajudaram a completar a prova com o sentimento de dever cumprido.

Assim que é dado o tiro de partida os atletas lançam-se como se fossem para uma prova sprint, com velocidade alucinantes e rapidamente fui engolido pelo pelotão principal, ultrapassado e deixado cá pra trás no meu passo. Claro que não podemos ficar muito para trás e tentamos sempre chegar um pouco mais à frente e o resultado foi o primeiro km a 3:55min/km. Mas eu não tenho qualquer tipo de aspiração a ganhar o que quer que seja e a minha luta era contra mim próprio. Tinha o meu objetivo pessoal e claro não podia deitar tudo a perder e correr o risco de não terminar a prova e nem um misero ponto dar à equipa.
A estratégia era fazer os primeiros 3 kms como se de uma prova normal se trata-se e assim que chegasse às "paredes" reduzir e manter o meu passinho. E assim foi, no início, apesar de tudo, consegui manter sempre um ritmo muito elevado, e assim que cheguei à primeira subida disse a mim mesmo, nem que fique para último, não vou atrás de ninguém, vou fazer a minha corrida. Comecei a ser imediatamente ultrapassado por muitos atletas mas deixei-me ir na minha corrida mais lenta, mas sempre certa e contínua.
Uma das dicas que me tinham dado e que me martelavam na cabeça insistentemente era "não vale a pena embirrar com o cerro e querer fazer a subida à bruta. Ninguém ganha ao cerro, o cerro ganha sempre." e aquilo ia ali sempre na minha cabeça. Quando se começa a subir não se pára de subir, não há descanso, não há descida, nada, ou se sobe ou se sobe. E eu subi sempre ao mesmo ritmo, lento mas certo e a dado momento começo a passar atletas a andar. Uns andam 10 metros e correm 20, andam correm, andam correm e eu sempre a correr consigo passar muitos. Ela infelizmente optou pelo andar e correr, e acabou por não alcançar o pódio no final por 17 segundos.

Eu aqui na  frente, sensivelmente a meio da prova.
Quando alcancei o primeiro e único abastecimento, ao km 5 foi a única fez que parei de correr e caminhei. Refresquei-me com a água, bebi um pouco e voltei a correr até ao final.

Altura da foto para a prosperidade. Obrigado Luís Santos. 
Ela, desta fez a sorrir para a fotografia. Aqui o Luís Santos agradeceu :)
Depois da "zona da fotografia", era SÓ correr mais sensivelmete 1,5kms  e estava feito :)

Resultado finais:

Eu - 37:50 min, ficando em 67º da Geral masculina em 171 atletas e 23º do escalão Sénior M num total de 45 atletas.
Ela - 40:49 min, ficou em 5ª da geral Feminina em 34 atletas e 4ª do escalão Sénior F num total de 14 atletas. 

Para a primeira vez que participamos nesta prova foi muito bom e ficámos ambos satisfeitos. 

Aproveito para agradecer ao enorme Luís Santos pelo magnifico trabalho de fotografia que vez. A lesão impossibilita de correr com  os ténis, mas com a maquina fotográfica nas mãos é imparável. MUITO OBRIGADO!

Até já e boas corridas!

8 comentários:

  1. Bem vocês são um duo fantástico! Atacam as provas com com um fome de corrida que é contagiante! Parabéns por mais este excelente resultado! Abraços e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sílvio!
      Temos de nos divertir com o que temos cá por baixo! As provas aqui são do tipo mais familiar, todos se conhecem e o convívio é muito bom!
      Abraço!

      Eliminar
  2. Há 23 anos havia menos malucos na zona... Apenas 4, portanto... ;)
    Muito respeito pelo vosso esforço! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Durante a subida a meio do sofrimento comentava isso com alguém que ía ao meu lado..." será que não nada melhor pra se fazer a um domingo de manha, que não seja vir subir uma montanha????? é que realmente..."

      Eliminar
  3. :) Ó Pá, obrigado. O que me lixa nisto é que quando eu estiver bom (espero estar um dia) e voltar a correr, não vou ter registos fotográficos para imortalizar o momento. É preciso ser corredor/fotógrafo paar perceber a importância de ter fotos para um dia mais tarde recordar o momento em que se atingiu mais um objetivo. Foi isso que não tive na minha estreia nas X Milhas do Guadiana, e é por isso que faço questão de fotografar todos sempre que posso.
    Um pormenor curioso: reparem na foto que eu tirei a "Ele" a apontar para o símbolo do C.O.Pechão e a foto anterior. É pequena a distância que separa as 2, mas dá para ver que já está tudo muito partido, que a distâncio entre todos já aumentou bastante. Das tais corridas onde em 100m se pode esgotar tudo e ficar a ver os outros passar, nem que seja devagarinho.
    Grande frase "não vale a pena embirrar com o cerro e querer fazer a subida à bruta. Ninguém ganha ao cerro, o cerro ganha sempre."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís sem ti a fotografar não vai ter a mesma piada. Consegue-se arranjar algumas fotos das provas com muita sorte mas a qualidade não tem nada a ver.
      E quanto ao cerro acabou mesmo por ganhar e para o ano ainda lá vai estar pra nos dar mais uma valente sova...
      Abraço Luís, as melhoras.

      Eliminar
  4. E depois deste há que planear outro grande desafio Gerês,
    Bons treinos
    http://estremoztriatlo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver no que dá, a seguir à maratona de Sevilha devemos estar prontos pro Gerês.
      Abraço!

      Eliminar