quarta-feira, 3 de julho de 2013

Nascidos para Correr

A par de Correr ou Morrer de Killian Jornet, este deve ser dos livros de corrida mais lido, senão mesmo o mais lido pelos adeptos de corrida e não só.




Depois de o ler com muita calma, de voltar atrás várias vezes, de fazer algumas pesquisas sobre o seu conteúdo digo que lhe podia dar duas interpretações: primeira é mais uma data de histórias à grande e à Americana pra vender ou então é uma história pra tirar lições e ensinamentos. No entanto, acho que o melhor mesmo é me ficar pelo meio-termo e limitar-me a narrar um pouco do que li e aprendi com este livro.

O autor é ChristopherMcDougall um jornalista norte-americano, que após uma lesão e uma ida ao médico com uma simples questão entra numa aventura que se viria a tornar épica…”Continuei a procurar, dei com o Batman Descalço…O Tipo Despido…Bosquímanos do Kalahari…O Amputador de Unhas…Um culto devotado a corridas de fundo e a orgias sexuais…O Selvagem das Blue Ridge Moutains…E, por fim, a velha tribo dos tarahumaras e o seu enigmático discípulo, Caballo Blanco.”

Temos no livro histórias das principais ultra-maratonas dos EUA, desde Leadville trail 100 até à lendária Badwater.


Temos também algumas das vedetas das ultra-maratonas. Dean Karnases parece-me o mal amado, e Marshall Ulrich é considerado um magnata excêntrico. Mas a personagem principal é mesmo o Caballo Blanco.

Todo o enredo do livro gira à volta deste homem e da tribo tarahumara. Aqui podem ficar a saber um pouco mais sobre quem foi Micah true ou Caballo Blanco.  

O livro é para devorar do princípio ao fim, sem parar. Quem gosta de correr vai adorar por isso não posso revelar muito...

No meio desta aventura encontramos a lendária tribo dos Tarahumaras e ficamos fascinados com as suas capacidades. 
No final procurei um pouco mais e consegui encontrar mais um livro para um post nos próximos tempos sobre esta tribo. 
Por agora fica este vídeo da Discovery Channel.



Mesmo no fim do livro, na última frase, está o verdadeiro sentido da corrida, ainda que na realidade nenhum de nós a consiga aplicar a 100%. "Correr não é para fazer as pessoas comprar coisas. Correr é liberdade, pá."

Até já e boas corridas!



6 comentários:

  1. Já li alguns livros de corrida, uns mais técnicos, outros mais "poéticos", etc...o Nascidos para Correr é dos meus preferidos, foi ler quase de principio ao fim seguidinho, são vários os temas que retrata, desde a história do autor, da tribo Taramuhara, várias Ultra-maratonas, o Caballo Blanco, a teoria do Homem Corredor e ainda nos consegue fazer pensar se não será melhor correr descalço em vez de usar sapatilhas xpto. Todos os assuntos despertaram o meu interesse...não é fácil num livro só derivar para tantos assuntos e encaixar tudo. Muito bom...é a minha opinião.
    Acho que está na hora de o reler :D
    Boas Corridas para vocês!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De cada vez que relemos um livro encontramos sempre algo de novo Carlos e quando se trata de bons livros melhor ainda. Boas corridas e boas leituras!

      Eliminar
  2. Na altura quando li o livro também falei dele lá no blogue. Não é dos meus preferidos e consigo entender as tuas primeiras interpretações mas, dito isto, gostei. Lê-se bem e dá-nos a conhecer essa famosa tribo, só por isso já vale a pena.

    Boas corridas e leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo a tribo e as próprias personagens que me prenderam do início ao fim do livro!

      Boas corridas!

      Eliminar
  3. Curioso, é o livro que estou a ler neste momento! Mas eu espero que a coisa "aqueça". Estou neste preciso momento no capítulo 15 e até agora o livro ainda não me "prendeu". Percebem o que quero dizer?
    Há livros que devoro, como os de Murakami, mas até agora este ainda não me consquistou.
    Mas ver se daqui para a frente a história muda! :)

    Mas estou a gostar de ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim de inicio não desenvolve muito e para o fim são muitas histórias misturadas. O que fiz a dada altura foi pesquisar sobre o autor e as personagens e quando percebi que eram tudo histórias verídicas e que todas as personagens e situações descritas se tinham mesmo passado ganhei novo animo e lia e relia capítulos. Claro que o autor floreia muitas passagens mas nada de extraordinário.
      Boas corridas!

      Eliminar