segunda-feira, 8 de julho de 2013

Mini Trail - Rocha da Pena

Ontem decidimos passar o final de tarde a correr de maneira diferente. Normalmente fazemos um treino mais longo ao domingo, mas ontem decidimos fazer uma corrida mais em jeito de passeio.
E para aproveitar o que o nosso Algarve tem de melhor fomos fazer um mini mini trail na Rocha da Pena.
A Rocha da Pena para quem não conhece situa-se nas Freguesias de Salir e Benafim, no concelho de Loulé.
É uma área protegida com uma fauna e flora características e com algumas espécies endémicas.
No local existe um percurso pedestre assinalado com a distância de 4,7 Km, no entanto encontramos outras  indicações que dizem que são 6,4 Km e no final o Garmin disse que corremos 9 Km, sinceramente não sei bem em que ficamos...


Com o calor que se faz sentir durante o dia decidimos ir ao final da tarde e então às 19 horas lá estávamos nós prontos para correr e passear. 
Todo o percurso está muito bem assinalado e como é circular não à muito que enganar. O problema mesmo é o tipo de piso. Muito rochoso, com pedras pontiagudas e muitas delas soltas, temos de ir o caminho todo com muita atenção. 
Mas como o objectivo era correr em jeito de passeio, fomos sempre com muita calma a desfrutar de toda aquela paisagem...

Saciar a sede e desfrutar da paisagem...

Pousar pra foto..

Já no caminho de regresso, com todo o maciço rochoso ao fundo... 

No final o Garmn disse que fizemos 9 km a um ritmo muito lentinho de passeio, mas o que valeu mesmo foi um final de tarde muito bem passado. Ficamos com vontade de repetir e por todo o Algarve temos vários percursos pedestres em que é possível correr ou fazer Btt.

Assim que tivermos mais disponibilidades certamente iremos repetir. Para quem quiser conhecer um pouco mais destes percursos pode consultar aqui.

Até já e boas corridas!

5 comentários:

  1. Que giro. Eu conheço esse maciço rochoso de ir na estrada a pedalar em direcção a Alte. E já por diversas vezes dei por mim a contemplá-lo por se distinguir do resto da paisagem. Temos é de organizar um Trail ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Luís o que não falta no Algarve são excelentes sítios para um bom trail, é só uma questão de nos organizar-mos e cá de casa vão dois participantes com todo o gosto :)
      Mas nem de propósito, hoje voltamos a repetir um treino em jeito de trail (é só ver no garmin connect) desta vez no Cerro de São Miguel, e quando ia-mos a subir fomos abordados por um grupo de ciclistas que vinham a descer e ao nos verem perguntam se fazia-mos trail´s e tal se éramos cá do Algarve...porque segundo eles, irá realizar-se uma prova de trail em Faro. Dizem que no Algarve não há nada e então querem ver se o pessoal adere.
      Parece que vai ser a 22 de Setembro mas ainda não conseguimos encontrar nada a falar de tal evento.
      Abraço e bons treinos!

      Eliminar
    2. :D Haja comunicação e divulgação. Um trail em Setembro? Cá? Boa!

      Eliminar
  2. Paisagens muito bonitas! É muito bom conhecer percursos pedestres e novos atalhos a correr.
    E a essa hora está bem, ao final da tarde!:)
    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o calor é quase impossível fazê-lo a outra hora e a esta hora no final podemos sempre desfrutar do por-do-sol :)
      Continuação de boas corridas!

      Eliminar