quarta-feira, 25 de setembro de 2013

IV Trail Terras do Grande Lago



Após 2 meses de treinos INTENSOS (mas não tão intensos como o planeado) tinha chegado, no passado sábado dia 21 de setembro, o verdadeiro momento de prova para a qual nos tínhamos andado literalmente a "matar". Entre muitos turnos e muitos treinos (não tantos como os desejados, como sempre) sentíamo-nos minimamente preparados e bastante impacientes com a hora da partida.

Devido às trocas que fiz para conseguir ir à prova acabei por fazer o turno da noite de 20 para 21, ou seja estava de direta no dia da prova. Contudo, acabamos por adiar a partida para Portel umas horinhas tempo suficiente para dormir 3 horas antes de partirmos. No carro, durante a viagem, ainda deu pra uma soneca. Chegámos a Portel por volta das 16 horas. Com todo o material preparado na véspera, a expectativa era de que nada nos faltasse e que os abastecimentos de 5 em 5 km fossem realmente cumpridos para não termos que nos preocupar em transportar a mochila com mais uns kilos.

Levantámos o saco com o dorsal e a T-shirt técnica no Pavilhão Desportiva de Portel onde tivemos o primeiro contacto com a organização (e que simpatia !!) e onde nos foi possível ver todos os alimentos e bebidas que seriam mais tarde levados para os postos de abastecimento. Pudemos finalmente descansar, tanto do peso que não tínhamos que levar como pelo facto de estarmos realmente munidos de tudo o que nos faria falta para a prova.

Rumámos posteriormente para a Marina da Amieira onde a prova de 25km teria a partida marcada as 19:30. Por ali ficámos a aproveitar a vista, a lanchar e a tentar relaxar ao máximo. Equipamento pronto, isotónico bebido, só nos restava o início da prova.
Pelas 19:15 o autocarro que a organização disponibilizou para transportar os atletas de Portel para a Marina da Amieira chegou.


Realizámos um pequeno aquecimento e colocámos todo o nervosismo de parte. Às 19:30, após um briefing inicial realizado pela organização, a prova teve o seu início!

Ao contrário dos outros anos, por questões de campanha eleitoral, a prova teve de ser realizada durante a noite. Segundo a organização tiveram menos 300 participações que em anos anteriores, em parte devido a esta alteração. Para nós nunca foi um problema o facto de a prova se realizar de noite, muito pelo contrário, encaramos sempre como uma aventura. Mas chegada a hora da partida ele disse-me que faria o trail completo a meu lado e que acompanharia o meu ritmo, a nossa segurança estava primeiro que qualquer objetivo pessoal. Tinha acabado de ganhar uma lebre :)

O primeiro km foi feito com muito nervosismo (pela minha parte). Tinha pensado em avançar o máximo que conseguisse e distanciar-me das restantes atletas femininas nos primeiros quilómetros de prova.
Após uns 500m de subida iniciamos por um caminho cheio de arbusto, pedras e pedregulhos. Na minha mente só passavam as imagens de fraturas expostas e entorses. Se o cenário se mantivesse por muitos mais kms era bem provável que tal acontecesse, tal é a aptidão que tenho para quedas.

Felizmente o cenário melhorou e ao 2km já não avistava nenhuma atleta feminina. Seguimos pela margem junto ao rio onde o calor de um dia de verão ainda se fazia sentir.

Após 3,5 kms tivemos o primeiro abastecimento de bebidas e seguimos caminho. Após este em cada 5/6 km tivemos à disposição abastecimentos com variados alimentos (bolachas doces, frutos secos, sal, batatas fritas, doces, …) e diversas bebidas (água, isotónico, coca-cola) sendo este um factor muito bom ao longo de toda a prova.

Após os primeiros 7 a 8 km começámos a misturarmo-nos com os atletas da prova longa (35km). Começaram a aparecer também as primeiras dores nas pernas devido às primeiras subidas íngremes que tínhamos realizado. Mas, o pior ainda estava para vir. Subidas e mais subidas, descidas e mais descidas e os músculos das coxas a queixarem-se (afinal não custa só a subir).

Fomo-nos cruzando com vários atletas nas zonas de abastecimento e com a própria organização e a vontade era de ficar para mais dois ou três “dedos de conversa” pela simpatia e empatia de todos no geral. Durante todo o percurso corremos os dois sozinhos, mas ao longe, tanto à frente como atrás, tínhamos sempre um pirilampo aceso de outros atletas. Ao longo dos kms tivemos ainda a oportunidade de assistir a uma lua magnífica, laranja, que se escondia entre os montes que percorríamos.

As primeiras subidas e descidas passaram e o sentimento de que nos íamos a safar bem foi ficando. A subida com mais elevação deu-se entre o km 18 e o 20 (quando eu já pensava que o pior tinha passado como se pode ver pela ligação abaixo (garmin). Após esta subida, ao descermos, apanhámos uma zona de muita areia, tão fina que era só pó, enterrávamos os pés até ao tornozelo e começámos a levantar tanto pó que mesmo ao lado um do outro quase não nos víamos.  




Durante todo o percurso não tivemos qualquer dificuldade em tomar decisões acerca do caminho a seguir pois todo ele se encontrava muito bem assinalado e iluminado com fitas e refletores devidamente colocados com a distância entre eles de cerca de 30 metros.

Por volta do 23 km entrámos finalmente nas ruas de Portel. Os cafés estavam cheios de gente que nos aplaudia e incentivava. Nas ruas as crianças corriam ao nosso lado e achavam um piadão por ser a primeira mulher a passar pelas ruas.
Na entrada para a meta ele, mais uma vez, exigiu que eu passasse e que ficasse um lugar acima da sua posição. Acabei por ficar em 7º da geral, 1ºlugar da geral feminina e ele 8º da geral, 7º lugar da geral masculina (resultados da prova disponíveis aqui).
Tempos de prova: 2horas e 30minutos.
Boas classificações para estreia em provas deste género. A repetir sem qualquer hesitação.


À chegada, junto ao pavilhão desportivo, fomos presenteados com uma belíssima sopa, sandes, muitas bebidas (incluindo cerveja preta) e muita variedade de fruta, frutos secos e salgados.
Após um pequeno convívio, felicitações e troca de impressões, rumámos aos balneários para um duche de água quente que veio mesmo a calhar seguida de uma massagem desportiva oferecida pela organização.

Seguiu-se a entrega de prémios mais uma vez com muito boa disposição à mistura apesar do cansaço geral e do avanço da hora.



A organização disponibilizou ainda uma zona do pavilhão onde os atletas teriam a oportunidade de dormir na noite de sábado para domingo.

Resumido: a prova em si foi inesquecível do início ao fim. Valeu cada momento e cada treino que fizemos, cada pingo de suor e cada minuto, hora, dias e semanas de preparação. Quanto à organização esteve à altura tendo superado em grande escala as expectativas que levávamos (o difícil será termos provas destas tão perto que as igualem).
Obrigada a todos.


Até já e bons treinos.


12 comentários:

  1. Parabéns pelos excelentes resultados! Eu bem tinha dito que iam gostar da Organização, não só pela simpatia, mas pelos abastecimentos e organização em geral da prova. Vamos ao Ultra de Sesimbra? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Silvio :)
      Foi uma autêntica aventura a repetir. Quano a Sesimbra estamos muito inclinados para ir os falta decidir realmente a distância :p beijinhos

      Eliminar
  2. :) «Tinha pensado em avançar o máximo que conseguisse e distanciar-me das restantes atletas femininas nos primeiros quilómetros de prova» e «Felizmente o cenário melhorou e ao 2km já não avistava nenhuma atleta feminina» depois de ler e reler lá percebi que todo o texto tinha sido escrito por Ela. Não sei porquê, achei que a primeira parte estava a ser escrita por Ele, e não estava a perceber a 'obsessão' em fugir das concorrentes femininas :)
    Excelente prestação, excelente resultado. Muitos parabéns aos dois!
    Agora é esperar que este Algarve seja em breve brindado com uma prova de Trail, que também merecemos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Luis :)
      Quanto ao engano torna-se natural, 80% dos posts têm sido feitos por ele :)
      Estamos os 3 a torcer pelo mesmos: mais e mais provas pelo Algarve :)
      (Até parecemos obsessivos mas é a nossa realidade, completamente distinta de Lisboa ou Porto) :)

      Eliminar
  3. Muitos parabéns! Eu também estava um pouco confuso quando comecei a ler o post e tive de fazer scroll para ver quem era a autora do post :) Fiquei com alguma pena de não ir a esta prova, mas ficava demasiado perto da maratona para me arriscar. Pelo teu relato ainda fiquei com mais pena, vamos lá ver se no para o ano consigo ir.
    Boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Rui :)
      Aconselhamos este Trail vivamente :) começando pela organização e pelo ambiente.
      Para o ano esperamos lá estar novamente. Até lá talvez nós cruzemos por Sesimbra :)
      Bons treinos ;)

      Eliminar
  4. Rui vamos todos encontrámos-nos no Ultra de Sesimbra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estamos quase rendidos à ideia :) só nos falta realmente decidir a distância ;)

      Eliminar
  5. Não querendo usurpar o vosso blog... Sílvio, mas afinal quando vai ser o ultra de Sesimbra? E quão "ultra" é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os anos se realiza a meio de Abril. É uma ultra de 50km. :) Basicamente é multiplicar por 2 tudo o que eles relatam aqui neste artigo. http://www.associacaomundodacorrida.com/UTSesimbra13.htm

      Eliminar
  6. Uau, muitos parabéns! Aos dois, mas, sobretudo, a Ela! Grande estreia. :)
    Fica o bichinho, não fica? (E eu nem de longe me aproximo de um pódio, imagino quando se começa logo assim em grande!)
    Bjs, boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) foi mesmo espetacular :)
      O bichinho ficou e já se encontra em curso o projeto para novas estreias :) beijinho e boas corridas :)

      Eliminar